Mangaká do moe underground - Dowman Sayman



Olá, meus caros. Hoje, trago-lhes um copilado de mangás do autor Dowman Sayman (G Kun Dow, ジークンドー), não tão conhecido, principalmente, pelo fato de manter o anonimato e os scans responsáveis pela tradução de seus feitos se encontrarem grande parte em inglês. Porém, o criador é marcante com suas características irreverentes e caricatas, além de fazer bom uso de um humor ácido. A maioria tem o mesmo estilo, havendo tramas distintas, claro, mas seguindo o padrão de singularidade do artista, tanto no traço, que se aperfeiçoa levemente com o tempo, quanto no tipo de comédia e utilização moderada do gênero yuri — dependendo da leitura. Caso vocês já tenham lido alguma obra desse mangaká, provavelmente gostarão das demais a seguir. Bem, anseio que gostem do "blogue" e tomem interesse no trabalho do peculiar Dowman.

Oddman 11.

  • Volumes: indefinido;
  • Capítulos: indefinido;
  • Status: indefinido;
  • Período: 02/08/2011—?; 
  • Gêneros: ecchi e comédia;
  • Demografia: indefinido;
  • Serialização: Comic Hotmilk.

Sinopse.


A história começa com Setsu, uma menina normal que acaba entrando no universo aloprado das Oddman. Essas últimas são, basicamente, um grupo de 11 estudantes com características, de certa forma, peculiares tanto em modos quanto em aparências. A protagonista acaba criando um interesse no único integrante masculino desse círculo e se obstina a começar um relacionamento amoroso com o tal, chamado Itami. Entretanto, para conseguir namorá-lo, a determinada menina precisa derrotar suas ex-namoradas, especificamente, as outras Oddman. Fortes, vingativas ou quebradas emocionante, Setsu vive loucas aventuras com essa tribo de garotas excêntricas e, sucessivamente, criando laços em vez de derrotá-las, até mesmo, romanticamente.


Análise.


Um mangá um tanto excêntrico que já traz uma extrema semelhança a série Scott Pilgrim Contra o Mundo — os próprios personagens comentam e satirizam essa referência —, com a heroína principal tentando enfrentar as Oddman para chegar ao "prêmio final", seguindo a ordem de fases. Durante o processo, a protagonista, tendo uma postura equilibrada e competente em meados de toda aquela loucura, acaba conseguindo gradualmente a simpatia das ex-namoradas que, inicialmente, ocupavam o papel de rivais. A obra é divertida e cumpre de maneira aprazível sua função de entretenimento, principalmente pela interação entre as meninas, fazendo um excelente uso de um humor negro mesclado a piadas sexuais constrangedoras, entretanto, aturáveis; afinal, o autor aplica os elementos na trama com uma reparável competência. O enredo em si é deveras direto, entregando a sua proposta inicial claramente ao leitor, não tendo a necessidade de muitos rodeios no roteiro para chegar no seu objetivo principal — aliás, isso é outra particularidade do mangaká. Oddman 11 é simples, sincero e bem-acabado, o elenco se destingue por cada indivíduo ter uma peculiaridade única, tanto na personalidade quanto no design. Ademais, vale ressaltar que na ambientação dessa obra há a presença de animais antropomórficos convivendo com os humanos, similar ao sitcom BoJack Horseman. No geral, a criatividade é algo notório no decorrer dos capítulos, não apresentando uma complexidade ou reflexão transcendental em seus acontecimentos e nas atitudes de seus personagens, sendo que alguns procedimentos ocorrem espontaneamente, como o próprio interesse de Setsu em Itami. Enfim, indico Oddman 11 caso vocês queiram desfrutar alguma leitura por puro lazer — sobretudo se estimarem o tipo de humor citado previamente — ou tenham vontade de conhecer as obras de Dowman Sayman, já que essa é uma boa pedida para começar como foi o meu caso.


Voynich Hotel.

  • Volumes: 3;
  • Capítulos: 68;
  • Status: finalizado;
  • Período: 17/10/2006—17/03/2015;
  • Gêneros: ecchi, comédia e horror;
  • Demografia: seinen;
  • Serialização: Young Champion Retsu.


Sinopse.


A história começa com Kuzuki Taizou, um turista japonês que decidiu se hospedar no Voynich Hotel para fugir de seus problemas do passado. O resort deserto e com características sulistas, contém diversos hóspedes, desde pessoas consideravelmente normais a criminosos perigosos, além de empregados excêntricos, dentre eles duas "maids" que se comportam como incógnitas perante ao público. Assim, o protagonista se entrelaça nos acontecimentos peculiares e sobrenaturais da ilha, contando com a ajuda de seus novos amigos, principalmente, quando elementos da sua antiga trajetória, no início, omitida vem à tona.


Análise.


Uma trama que pela sinopse pode-se ter um mal julgamento, mas afirmo que sua mesclagem de conteúdos e narrativas distintas, sendo revezadas pelos personagens, traz uma característica peculiar e adorável. Pelo decorrer da história, os acontecimentos ocorridos possuem uma espécie de fluidez, composta por uma conclusão satisfatória por capítulo mais a variedade de gêneros que a obra obtém e consegue transmitir aos espectadores, como romance, a peculiar comédia de Dowman Sayman e aquele "mistério" básico, todos no ponto certo. Voynich Hotel tem uma proposta criativa, isso até em seus pequenos elementos, dando um ressalte às suas personagens carismáticas como Elena e Beluna — mesmo havendo uma exploração bem sutil primeiramente —; quanto pela sua particularidade distinta na capacidade de disseminar e imergir o público na trama bizarra. No geral, a obra em si, é extremamente louca, fazendo uma mistura razoavelmente boa como é caraterístico do autor, além de contar os capítulos por pequeníssimos curtas e, na maior parte dos casos, com um ar de alívio cômico; enfim, é um mangá agradável que vale a pena experimentar.


Obs.: esse é um dos poucos mangás completos em português, infelizmente.


Nickelodeon.


  • Volumes: 3;
  • Capítulos: 39;
  • Status: finalizado;
  • Período: 25/09/2010—25/08/2014;
  • Gêneros: romance, sobrenatural, comédia, mistério, escolar, horror e drama;
  • Demografia: seinen;
  • Serialização: Ikki.


Sinopse.


Nickelodeon é uma série esdrúxula de pequeníssimos one-shots — incluindo poucas páginas nos capítulos — do mangaká Dowman Sayman, apresentando uma variedade de contos, cada um com uma singularidade ou, melhor dizendo, bizarrice criativa que o autor elabora com um perceptível zelo. Há estórias como fujoshis recebendo conselhos de seres fantasmagóricos, um "slice of life romântico" sobre assassinos em série e até críticas aos ataques terroristas. É tudo muito singular e traz nitidamente a particularidade extravagante do artista nos roteiros "nonsenses" do mangá. Existem vários protagonistas, por exemplo Kiyosubashi, uma estudante com problemas referentes à sua mão, Kototoi, que aparece em mais de um conto, além de obter habilidades hipnóticas; Haruna, que tem uma relação, digamos, especial com seu professor, e diversos outros personagens que carregam um carisma único.


Análise.


Uma verdadeira mistura de ideias loucas e imaginativas que o criador realmente teve um prazer em executar esse compilado de contos divergentes, abordando narrativas fantasiosos com uma mundanidade sutilmente incutida no enredo. Mesmo aparentando serem completamente aleatórias, as estórias portam consigo um desenvolvimento espirituoso e mensagens nas estrelinhas do pensamento subjetivo do próprio mangaká, como sua "opinião" a respeito do movimento LGBT, notavelmente. Reunindo uma multiplicidade de gêneros diferenciados, Nickelodeon engloba; sobrenatural, ecchi, horror, psicológico, comédia, romance e inúmeros outros de maneira anormal que acaba o tornando singular, além de sair inteiramente do convencional pelo simples fato de efetuar todos os elementos de um mangá em uma nova perspectiva. Provavelmente, vocês gostarão de algum conto específico, tanto as cenas mórbidas arrepiantes quantos os momentos fofos e românticos que o mangá também abrange de forma conciliadora, mesmo que seja difícil acreditar incialmente, caros leitores. Enfim, admito que Nickelodeon é uma quantidade exuberante de informações para o público ingerir no decorrer dos arcos, porém, será uma experiência confusa, impressionante e divertida.


Ayame to Amane.


  • Volumes: indefinido;
  • Capítulos: indefinido;
  • Status: indefinido; 
  • Período: 2010—?;
  • Gêneros: comédia, escolar e yuri;
  • Demografia: indefinido;
  • Serialização: Comic Megastore H.


Sinopse.


Uma série simples que conta sobre o cotidiano de Amane Chiho, uma estudante gentil e inocente, a qual mantém um comportamento adorável na maioria das vezes e Ayame Kamijou, uma menina obstinada que faz tudo que é possível para conquistar o coração da amiga com suas atitudes frenéticas e constrangedoras. No meio de toda essa correria, elas vivem diversas loucuras no cotidiano de colegial, principalmente por Ayame, que não mede esforços para deixar escancarado seus sentimentos amorosos e, dependendo do ponto de vista, exagerados.


Análise.


Com um roteiro simples, Ayame to Amane consegue trazer um bom divertimento para o leitor, mantendo em todos os capítulos uma comédia leve e "nonsense", mesmo com algumas piadas sexuais — não tão explícitas, em diversos sentidos, quanto Oddman 11 — provindas da extrovertida Kamijou. A estória se desenvolve gradualmente com pequeníssimos acontecimentos envolvendo as heroínas principais que executam seu papel perfeitamente, possuindo personalidades distintas, encaixando-se nas interações de cada arco e trazendo um humor saudável. Elas revelam um lado menos estereotipado das características delas no decorrer das páginas, sendo uma de pervertida neurótica a tímida apaixonada e a outra de fofa facilmente envergonhada para uma sarcástica agressiva. 

Além disso, a história consegue ter uma coligação apesar de ser uma série com apenas duas páginas por conto, por exemplo, nas tentativas de conquista da protagonista Ayame, que relembra de suas falhas anteriores e as refaz de um modo, obviamente, mais cômico ou suscetível a afastar Chiho. Ademais, a relação de melhores amigas, aparentemente, evoluindo a um status amoroso traz um desenrolamento aprazível, tendo leves características dos gêneros escolar e slice of life — mesmo não possuindo essa última como categoria —, além de ser um bom passatempo para qualquer pessoa, principalmente aos fãs de yuri.


Conclusão.


Bem, espero que tenham curtido a leitura. Caso vocês se interessem em ler, há disponibilidade em algumas scans na língua portuguesa, porém, a maioria encontre-se nos sites americanos, infelizmente. Mesmo com a dificuldade de encontrar os trabalhos do artista Dowman Sayman em nosso idioma, senti que ainda valeria a pena comentar sobre tais obras para conhecimento geral. São cômicas, dinâmicas e com um design bastante atraente. Indico-lhes que vocês procurem outros mangakás não tão famigerados, pois é, na maior parte dos casos, intrigante a sensação de descobrir algo novo e ter experiências distintas. Se tiverem curiosidade em apreciar outras artes do autor, há maior diversidade em suas contas no Tumblr Urban Asylum ou Twitter @dowmansayman.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.